"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


17 julho 2009

O núcleo familiar

Todos nós temos um mentor, uma entidade que está sempre atento para nos ajudar e amparar quando necessário, nos guiando e influênciando de maneira correta nos momentos difíceis de nossa vida e nos ensinando como proceder da maneira certa em várias situações que passamos. Esse mentor é o equivalente ao anjo da guarda, no catolicismo. Muito embora o nosso mentor esteja sempre presente e desempenhe seu papel da melhor maneira possível, quando estamos encarnados podemos contar também com o amparo de pessoas próximas, que é de suma importância em nossa formação aqui na Terra, esse é o núcleo familiar.

É da familia que recebemos toda uma base quando chegamos aqui na Terra, e essa base, assim como o vínculo familiar, segue por toda nossa encarnação. Chegamos aqui praticamente sem bagagem nenhuma de aprendizado, devido ao fato de que, ao reencarnar, é necessário o esquecimento do que se passou nas encarnações anteriores, para que o processo evolutivo seja eficiente. Cabe a família, principalmente nossos pais, passar os primeiros aprendizados de nossa passagem por aqui.

A importância da família nesse aspecto é tamanha, que é com base no que aprendemos com ela que nossa personalidade se forma, ou seja, nos acabamos sendo um reflexo do que aprendemos em nossa convivência familiar.

Em O Livro dos Espíritos, a questão 775 é bem direta sobre a importância da família:

P: Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família?

R: Um agravamento do egoísmo.

Nenhum homem possui todos os conhecimentos. Pelas relações sociais é que se completam uns aos outros para assegurar seu bem estar e progredir. É por isso que, tendo necessidade uns dos outros, são feitos para viver em sociedade e não isolados.

Justamente o aprendizado para viver em sociedade começa no núcleo familiar, é ali que vamos receber as primeiras "lições" de como viver na sociedade, de como se conviver com outros e, posteriormente, constituirmos nova família e passar aos nossos filhos o que aprendemos com a nossa família, é um ciclo virtuoso, uma engrenagem perfeita.

Uma formação com base em uma familia desestruturada pode facilmente levar um indivíduo a ter uma vida marcada por maiores sofrimentos e desregramentos.

Há também casos, muito comuns até, de pendências a serem resolvidas dentro de nossa própria familia, onde só o convívio entre as partes leva solução da pendência. Nesse caso, o esforço para superar tais pendências é maior, já que o convívio é contínuo, mas também o aprendizado recebido nesses casos é infinitamente mais gratificante que o esforço exercido.

Recebemos de nossa família dois ingredientes fundamentais para a nossa formação por aqui, recebemos o Amor e a formação moral, é tudo o que necessitamos para tornar nossa vida muito mais proveitosa.

Abaixo segue um texto sobre a família, o qual não consegui achar o dono da autoria, mas que passa com perfeição a mensagem sobre o amor e a família:

"A família não nasce pronta, constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor".

Um comentário:

  1. Eu quero um Laboratorio desse pra mim ...rsrs
    muito bonito o que vc escreveu sobre a Familia

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.