"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


27 novembro 2009

A vingança do judeu

Livro instigante, repleto de reviravoltas e exemplos do amor e da dor no caminho da evolução espiritual

O romance mediúnico “A vingança do judeu”, do espírito J.W. Rochester, psicografado pela médium russa Wera Krijanowski no início do século passado, ganha nova edição pela FEB, além de ser publicado também por outras editoras espíritas. Conta a história de um rico banqueiro judeu que se apaixona por uma condessa cristã, que pela diferença de classes, jamais poderiam ficar juntos, segundo os preconceitos da época. Graças a fatores que não contarei aqui, o banqueiro apaixonado lança mão de um subterfúgio que irá marcar toda a trajetória dele e dos outros personagens, em sucessões de eventos marcantes, alternando dor e amor, num binômio tão próximo e intenso, que fará as páginas do livro correrem celeremente. O livro se divide em duas partes, em que predominam as quedas morais em uma, e a regeneração dos personagens na outra. O livro com suas mais de 400 páginas pode cansar em certos momentos em que a narrativa torna-se mais lenta e atrelada a detalhes secundários, mas provê grandes tesouros aos mais obstinados.


Quanto à questão de estilo, embora bem acabado e competente ao conduzir o leitor pela história, a narrativa apresenta algumas digressões às vezes um pouco clichês. Além disso, trata-se de um livro mais “romanesco”, com uma história com golpes melodramáticos, que poderia mesmo ser adaptada como novela de grande sucesso, tamanha a quantidade de eventos e relações complexas que se desenvolvem entre as personagens – e digo isso sem desmerecer o livro, mas apenas enaltecendo uma característica peculiar de um estilo que agrada, embora às vezes exagere.

Para quem está habituado à leitura de Emmanuel e André Luiz, não sentirá a linguagem pungente de Emmanuel ou a didática e transcendência de André Luiz, mas topará certamente com um livro que muitas emoções trará ao leitor, que avidamente consumirá esse bom livro.

4 comentários:

  1. Acabei hoje de ler o livro. É realmente maravilhoso e possui uma história envolvente. Nos faz pensar muito sobre a vida e as nossas ações para com esta.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o livro; nos impulsiona a refletir sobre os nossos atos.

    ResponderExcluir
  3. Uma história apaixonante, a primeira obra que li de Rochester, um estilo que me conquistou definitivamente.. Os livros deste autor narram eventos extraordinarios da vida espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro, gostei muito porém ,nao sei o que pode ter acontecido que ele mexeu demais comigo, fiquei até um pouco perturbada, e os livros servem de alerta e esclarecimento , acho ue posso ter vivido algo prox em alguma encarnaçao anterior ou veio com aviso para rever minhas atitudes e ações . Abraço

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.