"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


30 julho 2009

Cidadão do mundo

O local mais preciso é o sul da Escócia, o dia está nublado, o sol não deu as caras e eu estou ali, parado no meio de alguma estrada deserta em meio a montanhas olhando pra lugar nenhum e sentindo um "nada" que ao mesmo tempo me parece ser tudo o que sempre desejei. Sozinho, sem pressa nenhuma de chegar a qualquer lugar, longe da correria do mundo tecnológico de hoje, fico ali contemplanto a paisagem rústica daquele lugar por um tempo. Mochila nas costas, somente o necessário para não passar frio nem fome, recoloco os fones do mp3 player nos ouvidos (umas das poucas coisas modernas que não deixei pra trás) e sigo caminhando, na esperança de encontrar algum castelo medieval pelo caminho, que me proporcione a chance de explora-lo e encontrar algumas respostas para perguntas que as vezes me angustiam.


O trecho acima não é real, pois nunca pisei na Escócia (pelo menos nessa vida), mas retrata muito bem pensamentos que as vezes tenho, sentido saudade de um lugar que nunca visitei e sonhando andar por caminhos que não conheço, mas sei que estão lá. Quem sabe um dia.

Esse sentimento que toma conta de nós, por vezes é resultado de uma lembrança longínqua de uma vida passada e que provavelmente nos marcou bastante, pois apesar do véu do esquecimento que recebemos, algumas coisas nunca são esquecidas completamente, nossas experiências, nossa evolução conquistada por vidas e vidas a fio, sempre nos acompanham, pois nunca, jamais regredimos.

O esquecimento é necessário para que possamos trabalhar melhor nossos pontos críticos e aprender, lembranças de encarnações passadas iriam mais atrapalhar do que ajudar em nossa nova empreitada. Um espírito não trabalharia sua mágoa por outro, na encarnação atual, lembrando tudo o que se passou na vida passada, ele precisa aprender a amar novamente o seu desafeto e superar o problema gerado em outros tempos, se é necessário aprender viver na pobreza e dar valor nas coisas mais simples da vida, a lembrança de uma vida abastada não ajudaria em nada.


É importante citar que o esquecimento é temporário, pois quando voltamos ao plano espiritual (nossa pátria verdadeira) as lembranças passadas começam a vir a tona novamente de forma gradual, e aquele espírito que um dia teve mágoa de outro, um dia poderá abraçar seu antigo desafeto, o qual lhe rendeu uma bela amizade na encarnação que acabou de terninar e rirem juntos com a lembrança de que "a pouco tempo" não podiam se olhar. Do mesmo jeito, o "pobre" que deixa mais uma vez a terra rumo a pátria espiritual passa a saber que realmente há coisas infinitamente mais importântes que o bem material.

Por isso tudo, não é nenhum pouco exagerado dizer que somos sim, cidadãos do mundo, pois percorremos o globo através do tempo em busca de um único objetivo, a evolução de nosso ser, encontramos e reencontramos lugares e pessoas que fazem parte de nossa existência e que um dia, mesmo que por uma fração segundo, sentiremos saudades e ao mesmo tempo saberemos que vamos nos reencontrar por ai, não importa onde.

Um comentário:

  1. Essa matéria foi especial para mim.Foi especialmente importante le-la.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.