"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


23 junho 2009

O perispírito

De imediato, esclareço aqui que esse post, como o próprio título diz, é sobre o perispírito, mas vou tentar aqui escrever de uma forma bem resumida e de fácil entendimento sobre o mesmo, pois o objetivo é esclarecer o assunto com foco nos leigos na doutrina. Bem verdade também, o assunto demanda um entendimento mais profundo e o que se lê nas linhas abaixo é apenas uma exposição leve para quem está chegando agora na doutrina e, portanto, cheio de dúvidas.

Viemos à Terra para viver a experiência que só a vida vivida na matéria nos proporciona, com isso, vamos aprendendo com o passar do tempo e assim subindo a escada da evolução. Como Espíritos, criados sem forma definida, imaterias, necessitamos de um veículo material para que possamos interagir com a matéria do planeta em que viveremos. E é ai que entra o nosso corpo, nosso corpo carnal.

Nosso corpo carnal é o veículo em qual nos interagimos com o mundo em que vivemos durante toda uma encarnação.

Acontece que não estamos ligados, assim por dizer, diretamente ao nosso corpo carnal, pois o mesmo provém de uma matéria muito densa, tornando muito difícil uma "ligação direta". Para exercer essa ligação de nosso Espírito com o corpo carnal, é necessário um intermediário. Esse intermediário é justamente o perispírito.

Digamos que o nosso Espírito é envolto por uma substância vaporosa que por sua vez se liga ao nosso corpo carnal, essa substância ainda é material, mas a matéria dessa substância é bem mais sutil que a matéria a qual temos contatos quando encarnados. Essa sutiliza da matéria do perispírito em relação com a matéria que estamos em contato na terra é tão acentuada que nós, os encarnados, não enxergamos ela a olho nú.

O termo "perispírito" (do latim peri= em torno + spiritus = espírito) foi cunhado por Allan Kardec visando fácil entendimento sobre o mesmo. Kardec usou o termo pela primeira vez em seus trabalhos no próprio O Livro dos Espíritos, na pergunta número 93, a qual temos abaixo:

P: O Espírito, propriamente dito, nenhuma coberturta tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

R: Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira pra nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.

O perispírito também "molda" o nosso espírito com a forma da última encarnação que vivemos, ou seja, quando desencarnamos, nosso espírito sempre conserva a forma do corpo de nossa última vida, e é através do perispírito que isso se dá. Quando se passa pela experiêcia de uma "aparição" de um desencarnado, o que se vê no momento é justamemente o invólucro do Espírito na forma de sua última encarnação vivida, ou seja, o perispírito. O perispírito também pode ser modelado pelo Espírito para que tome uma outra forma, embora essa habilidade dependa muito do grau de "experiência" que o Espírito tenha.

O perispírito ainda possibilita o deslocamento do Espírito por meios próprios, por exemplo, através da volitação, pra qualquer lugar de nossa orbe.

É interessante citar também que o Espírito não possui o perispírito "eternamente", pois conforme aumenta o grau de evelução de um Espírito, vai sendo menos necessário o encarne, até o ponto de um dia não precisar mais encarnar e, portanto, não necessitar mais do perispírito.


Na imagem acima (que retirei da internet mesmo) temos os seguinte:
1 - O corpo carnal, o qual estamos encarnado.
2- O perispírito, que faz a ligação de nosso Espírito com o corpo carnal.
3- O nosso Espírito propriamente dito, que apesar de mostrado assim na figura acima, não tem nenhuma forma definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.