"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


19 setembro 2010

Espírito e matéria

Com a estréia do filme Nosso Lar houve uma grande explosão de artigos e críticas em relação ao mesmo por toda a internet, e não é pra menos, o filme realmente está bombando, o que somente destaca o mérito da produção. E com o nosso blog não é diferente, já a algum tempo vinhamos expondo material sobre a película aqui e intensificamos isso recentemente tendo em vista a estréia do filme e posteriormente a sua ótima aceitação diante do grande público. Por isso já vinha pensando em escrever algo que saísse um pouco dessa temática sobre o filme e tendo em mente o assunto relativo à metéria e espírito, qual não foi minha surpresa, ao pensar em um exemplo pra por aqui no post, quando me veio a mente a matérialidade existente em Nosso Lar, pois depois de assistir o filme e ver tudo aquilo na tela, me lembrei de algumas críticas que li a respeito onde dizem que a colônia espiritual é muito "real" pra ser verdade, isso em relação a materialidade daquilo tudo, como prédios enormes, o muro imponente que envolve a colônia, as casas nas vilas e tudo mais.

Mas afinal, como pode, do lado de lá, existir tantas coisas materiais como visto no filme?

Primeiramente é importante frisar que não se deve levar ao pé da letra, a respeito da materialidade, o que se vê nas telas, pois ali encontra-se apenas uma forma de se expor o que consta no livro. Segundo que o próprio André Luiz deixou claro no livro que o que ele descreve ali é uma tentativa de passar pra gente aqui na terra o que ele encontra em Nosso Lar, de uma forma mais simples que nos proporciona melhor entendimento, pois nosso mente ainda é muito limitada nesse sentido e ele não poderia dizer tudo ao pé da letra, pois não entenderiamos.

Mas então o que se vê ali, materialmente falando, é falso?

Absolutamente não, há sim matéria no mundo espiritual, mas não como conhecemos aqui na terra enquanto encarnados, e é exatamente esse o motivo do meu post.

Vejamos o que O Livro dos Espíritos nos diz a esse respeito, no item 22:

Define-se geralmente a matéria como aquilo que tem extensão, pode impressionar os sentidos e é impenetrável. Essa definição é exata?

— Do vosso ponto de vista, sim, porque só falais daquilo que conheceis. Mas a matéria existe em estados que não percebeis. Ela pode ser, por exemplo tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão nos vossos sentidos: entretanto, será sempre matéria, embora não o seja para vós.

Na resposta nos é informado a existência de outros tipos de matéria, muito mais sutil aos nossos sentidos e que, embora não a percebemos como tal, não deixa se ser matéria.

Ao desencarnar, o espírito se livra de seu corpo carnal, que é composto de densa matéria a qual conhecemos aqui na terra, mas ainda mantém o seu perispírito, que ainda é composto de matéia , embora seja uma matéria muito mais sutil a de seu corpo carnal, mas ainda tão densa a ponto de conseguir manter a forma física do corpo carnal que acabara de deixar. Ainda em nosso corpo carnal, composto de densa matéria, interagimos com os demais objetos aqui na terra, justamente porque o corpo carnal é composto de matéria da mesma densidade encontrada em nosso meio. Quando desencarnado e com somente o perispírito o envolvendo, o espírito conseguirá interagir diretamente somente com matéria compatível a usada para compor o perispírito.

Ou seja, o espírito desencarnado envolto pelo perispírito, ao se deparar com algo cuja matéria seja compatível com a usada em seu perispírito, sentirá essa matéria na mesma proporção que sentia a matéria usando seu corpo carnal, pois as matérias eram compatíveis. Tendo em vista que o nível de densidade de matéria em Nosso Lar seja compatível com a dos espíritos que ali estão, então naturualmente os mesmos terão a sensação de algo absolutamente real e tateável.

Indo um pouco mais além no assunto, temos o exemplo de espíritos desencarnados envoltos em seu perispírito no plano dos encarnados. Esse espírito sentirá o ambiente muito mais "pesado" e "denso", pois a matéria que está envolto é muito mais sutil do que a do meio em que ele se encontra.

Quem nunca ouviu relatos de avistamentos de espíritos onde os mesmos são avistados em uma forma "transparente"? Isso ocorre porque quem avista (medium) ainda está encarnado nesse plano e, portanto, envolto em matéria muito mais densa, podendo assim perceber a diferença entre ambas.

Portanto, a materialidade mostrada no filme Nosso Lar não está assim tão surreal como muitos andam pintando, é somente diferença entre matérias e planos, onde cada um conta com a compatibilidade necessária a seu meio e as diferenças só são percebidas quando há um intercâmbio entre os mesmos. O que parece ser tão real do lado de lá, não é percebido como tal do lado de cá e o que parece ser tão normal aqui pra nós, é sentido brutalmente mais denso pelos espíritos que nos rodeiam e estão no outro plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.