"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


12 janeiro 2010

2012

Esses dias fui questionado sobre o que o Espiritismo diz a respeito dessa coisa de em 2012 o mundo acabar, que já anda com a fama nas alturas hoje em dia, rendeu até filme.
É preciso deixar claro que essa "profecia" a respeito de 2012 não tem nada haver com o Espiritismo e sim com a civilização Maia, cujo calendário termina justamente em Dezembro de 2012 e a partir dai fortes mudanças afetariam profundamente o planeta e consequentemente seus habitantes. Isso falando de uma maneira muiiiito resumida.
O Espiritismo em si não faz previsões e nem profecias, muito menos fixa data e hora marcada para determinado evento, geralmente daqueles que afetariam profundamente a humanidade, embora haja publicações relacionadas, erroneamente, a doutrina Espírita que fazem justamente isso, acabam fazendo certas "previsões". Por isso, é preciso tomar bastante cuidado em relação a esses pontos.
Aprendemos no Espiritismo que o futuro esta em nossas mãos, somos nós mesmos que determinamos nosso futuro através de nossos atos e consequências do mesmo. Se hoje o planeta sofre tanto e está a beira de um colapso causado por nossas ações aqui, isso é consequência de nossa iresponsabilidade, de nossos exageros e descuido com uma orbe tão bela que nos foi cedida momentaneamente pelo Criador. Justamente por isso não dá pra marcar dia e hora pra tudo cair no abismo sem volta, porque através de nossos próprios atos podemos reverter a situação, ainda há tempo pra isso.
O que dá pra citar são somente suposições baseadas na situação atual e tentar "advinhar" o que vem pela frente, mas sem certeza alguma, e por ai vai.
A pergunta 868, em O Livro dos Espiritos, nos esclarece o ponto:
P: O futuro pode ser revelado ao homem?
R: A principio, o futuro lhe é oculto e não é, senão em casos raros e excepcionais, que Deus permite a sua revelação.
Depois conclui: Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade, porque seria dominado pelo pensamento de que, se uma coisa deve acontecer, então não tem que se preocupar com ela.
Portanto, a melhor "previsão" do futuro que temos são as consequências de nossos próprios atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.