"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


23 maio 2009

Trinta anos com Chico Xavier

Um retrato emocionante e vívido da gloriosa mediunidade de um apóstolo verdadeiro do Bem.

Mal posso descrever a minha sensação ao terminar a leitura do livro “Trinta anos com Chico Xavier”, de Clóvis Tavares, editora IDE. O livro transborda em suas páginas amor e admiração a Chico Xavier, sempre dentro da autenticidade de seu caráter que todos, espíritas ou não, aprendemos a respeitar e a cultivar esses mesmos sentimentos de gratidão a tudo o que esse elevado intermediários dos Céus nos deu.
È um relato pessoal de Clóvis Tavares sobre sua amizade com Chico. Ele descreve de forma fascinante, em um texto elegante, misturando grande erudição com a simplicidade própria dos corações que muito amam e escrevem com a mesma naturalidade que sentem, como conheceu o médium, pelas páginas de “Parnaso de Além Túmulo” e como veio depois de algum tempo a pessoalmente ter o prazer de assisti-lo ao vivo no Rio de Janeiro. E seguem-se relatos autênticos de anos maravilhosos, com fatos autênticos da mediunidade de Chico Xavier, que sempre surpreendem o leitor, ora pelo insólito, ora pela mensagem desconcertante trazida de mais Além, sempre iluminando e esclarecendo.
Tudo é escrito de forma muito criteriosa pelo autor, totalmente implicado com os fatos, com respeito a acontecimentos e pessoas, e a leitura é mesmo muito agradável, trazendo lições inesquecíveis de um trabalhador altamente consciente de sua missão, simples e fiel a doutrina que desposou, infatigável e quase inabalável. Quase, a dimensão humana de Chico, enquanto criatura encarnada é muito valorizada. Embora um mito, Chico foi antes um homem, que pela sua conduta e trabalho fez-se brilhar mais alto, ajudando a dissipar as trevas do mundo. Há ainda em muitos capítulos transcrições de poesias, textos familiares e instrutivos de diversos comunicantes, aumentando ainda mais a atração pelo livro. Momentos como da visita de Pietro Ubaldi ao Brasil ou da confecção da famosa pintura mediúnica de Emmanuel são descritos no livro, que traz ao final pequeno índice fotográfico.
Trata-se de um livro maravilhoso que me proporcionou uma leitura muito edificante e prazerosa, coroadas de lágrimas reconfortantes ao final de cada esmerado capítulo. Que o amigo que o ler possa compartilhar do mesmo júbilo que eu ao visitar essas páginas.

Um comentário:

  1. Caro Júlio, encontrei o seu blog, navegando, e sinto-me feliz de agradecer a você pelas belas palavras escritas para o Chico e para o meu Pai, Clovis Tavares.
    Fique com Jesus!

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.