"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


30 maio 2009

DVD Pinga-Fogo com Chico Xavier

Um registro histórico do Espiritismo na TV brasileira com o que ele tem de melhor

A caixa com DVDs que compreende os dois programas Pinga-Fogo da TV Tupi no ano de 1971, em que Chico Xavier foi o entrevistado da noite, é um item primoroso, com dois longos e importantes episódios. O primeiro programa, que era previsto para durar 1 hora, se estendeu por mais de 4, cópias do mesmo rodaram o país inteiro e o Pinga-Fogo acabou por prestar um dos maiores serviços ao Espiritismo no Brasil, divulgando o que a Doutrina tem de mais valioso, com a clareza e a postura de Chico Xavier, representante inesquecível do Espiritismo no Brasil em todos os tempos. A FEB lançou há algum tempo um box com DVDs com o o título “Isto é Espiritismo”, que além de vídeos de divulgação produzidos pela própria Federação, também trazia os dois programas, dado seu alto valor doutrinário.
O primeiro programa traz em sua abertura um breve resumo histórico da vida e da produção do Chico, que àquela época contava já com mais de 100 títulos publicados (condição de Emmanuel para que Chico fosse até a televisão), seguida por um comovente e humilde agradecimento de Chico, sobretudo pela assistência de Emmanuel, que se faria presente por todo o programa – Marcel Souto Maior em seu livro refere que Chico teria dito a alguns amigos próximos que ficara em transe quase o programa todo, não se lembrando de quase nada de seu conteúdo.
E olhe que foram horas a fio de palavra edificante e consoladora. Chico falou sobre sua produção, sobre a vida no plano espiritual, resgates cármicos, suicídio e fez humor também, como na hilária história do avião, que pode inclusive ser vista no Youtube. O vídeo dispensa palavras, deve ser visto e ponto. As imagens e sons muitas vezes sofrem distorções, ficam congelados, e mesmo assim alguns trechos não foram recuperados e a qualidade do vídeo como um todo pode ser considerada média ( a qualidade do segundo programa é melhor e mais estável). Mas o fator histórico e espiritual vale o investimento.
O simples fato de termos Chico no programa já é suficiente. Um médium experiente, com uma produção de importância difícil de ser medida tamanha sua grandeza e, sobretudo, com uma prática cristã irrepreensível por quem quer que seja. Mas além disso, o caráter didático do programa o faz adequado tanto a não-espíritas, que podem apreciar o que de fato é Espiritismo, quanto aos iniciantes ou aos mais graduados, em que Xavier aprofunda questões científicas e filosóficas com grande maestria.
O segundo programa, igualmente importante, pareceu-me um pouco mais formal, sem a mesma espontaneidade do primeiro, dada a própria repercussão que o Pinga-Fogo, mais respeitado programa de entrevistas da época, teve ao trazer Chico diante de suas câmeras. Mas trata-se indubitavelmente de um vídeo da maior importância a todos que desejam beber dessa fonte farta de consolos e sabedoria que é o Espiritismo. Entre os entrevistadores constam entre outros Herculano Pires, Hernani Guimarães Andrade e Reali Júnior.
O DVD ainda traz alguns extras que complementam informações sobre a importância desses dois Pinga-Fogo à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.