"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


09 abril 2013

Espiritismo e espiritualismo



Para quem inicia os estudos no Espiritismo, ou mesmo quem busca conhecimento na área do mundo espiritual pode se deparar com palavras e expressões que podem causar certa dúvida.

Por exemplo, Espiritismo é a mesma coisa que espiritualismo? Espírita é o mesmo que espiritualista? Pois então, vamos desenvolver uma pequena reflexão sobre esses princípios básicos

O codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, ressalta que essas palavras relatam conceitos diferentes. Segundo a introdução do “O Livro dos Espíritos” (1857) o termo “espiritismo” foi um neologismo cunhado por Kardec para designar, especificamente, a Doutrina dos Espíritos. Vale ressaltar que essa obra é o marco inicial do movimento.

Kardec é claro quanto às diferenças entre os termos, observe o trecho: “Os vocábulos espiritual, espiritualista e espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual e espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria.”

Racionalidade
Dessa forma, podemos observar que acreditar em esp
íritos não necessariamente torna uma pessoa espírita, pois este último é quem segue os preceitos ensinados pelos Espíritos superiores, movimento iniciado com a codificação de Kardec, e difundido por outros autores, em especial pela psicografia de Chico Xavier.

No prólogo de “O Livro dos Espíritos”, os espíritos responsáveis por transmitir a mensagem a Kardec salientam essas características.

“Este livro é o repositório de seus ensinos. Foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos superiores, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do espírito de sistema. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado. Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação constituem obra daquele que recebeu a missão de publicá-los”.

Assim podemos falar que o Espiritismo é uma crença espiritualista, pois crê na existência dos espíritos (como a Umbanda, por exemplo), porém é fundamentado em preceitos específicos de uma filosofia racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.