"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


11 agosto 2010

Novo Censo do IBGE

A Federação Espírita Brasileira (FEB) retificou nessa semana um comunicado publicado em seu site endereçado aos espíritas em geral. A FEB havia escrito uma recomendação aos espíritas pedindo que se declarassem "kardecistas" no novo Censo, a contragosto da própria FEB, que não haveria sido consultada sobre o assunto, imaginando que o termo "espírita" não estaria no novo censo. No entanto, em consulta oficial ao IBGE, percebeu-se justamente o contrário: existe um sem-número de termos que automaticamente remetem ao Espiritismo para contagem - embora muitos muito inapropriadamente. Assim, a restrição que a princípio pareceria subestimar o número real de espíritas (não existe "kardecismo", existe espiritismo apenas), não existe e, ao contrário, provavelmente teremos uma superestimativa do número de "espíritas" no Brasil. Para quem tiver curiosidade, na página da FEB está a lista de descritores - palavras-chave - que serão computadas dentro de Espiritismo.
Aproveitando o assunto e entrando de sola no post do meu amigo Júlio, temos um artigo no blog sobre esses termos , você pode conferir clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.