"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


13 novembro 2010

The long and winding road





















Não pude me furtar à oportunidade de comentar uma das mais belas letras da música popular, escrita por Paul McCartney, que agora visita o Brasil. A música que fala de arrependimento, dos caminhos e descaminhos que tomamos, em volta aos sofrimentos, tem muito a nos ensinar com os paralelismos com o conceito de evolução.

A evolução espiritual também passa por um longo e sinuoso caminho. Ao longo de sucessivas oportunidades reencarnatórias, o espírito vai se educando, aprendendo a viver na plenitude de sua potencialidade de sua consciência liberta e feliz. Mas diante de tantas reencarnações, esse caminho não é feito em linha reta, ora o indivíduo progride, ora estaciona, mas sempre aprende, senão numa oportunidade, na próxima, às vezes à custa de muito sofrimento.

Nesse sentido, entendemos a evolução como o processo de auto-educação do espírito para uma vida plena. Não basta viver e morrer. É preciso aprender a viver, sem apego a ilusões. Para citar Paulo, "da mesma forma que não trazemos nada a esse mundo, manifesto é que nada levaremos dele". Apenas nossas experiências, nosso aprendizado e nossos sentimentos vão conosco para um novo plano de vida. Tudo quanto é material fica - e quantas vezes, por tão apegados e egoístas que somos, ficamos com ele...

A canção fala de "uma longa e sinuosa estrada" que leva sempre a uma mesma porta. Passa por um lago de lágrimas choradas durante o dia, lavadas de pela noite selvagem e tempestuosa. "Já vi esse estrada antes", afirma. Mas ela sempre torna a um grande e sinuoso caminho que leva à porta. "Muitas vezes estive sozinho/ e muitas vezes chorei/ Mesmo assim você nunca saberá o quanto eu tentei".

Como nós, querendo atravessar um caminho difícil, que nos levará a passar sozinhos o pórtico da morte, após suor e lágrimas, sempre volveremos novamente a esse longo caminho. É como está inscrito no túmulo de Kardec: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei". É a oportunidade abençoada de renovação que urge ser feita em todos nós, dia após dia.

E como na música, essa estrada nunca desaparecerá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.