"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


08 junho 2015

Frase da Semana




“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores"

Questão 893, Livro dos Espíritos. Allan Kardec

Quando se pensa em adquirir algum tipo de virtude é comum pensarmos em exemplos de destaque no desprendimento pessoal e ajuda ao próximo para nos espelharmos. Porém quando estabelecemos uma comparação com aquele modelo é comum transformar a diferença entre eles e nós em distância, produzindo um afastamento quase que de grau imensurável.

Imaginemos uma escada e cada um num nível diferente. Quanto mais alto e distante alguém estiver na nossa frente, mais esforço vemos em nosso caminho para chegar até ele, pois a subida exige força de vontade e objetivo. Dessa forma, as vezes temos até um sentimento de inferioridade e de incapacidade perante as realizações alheias.

No entanto, os Espíritos Superiores vêm nos mostrar que toda virtude é uma conquista própria e ela se concretiza sempre que conseguimos impor nossa vontade de autocorreção à inércia do comodismo destrutivo, independente do nível de complexidade que seja.

Assim, todo passo dado no domínio das nossas más inclinações é um degrau mais alto que estamos subindo da escada evolutiva, seja em qual degrau estivermos no momento, pois cada um sobe a escada por seu próprio esforço, os outros podem até indicar o caminho, mas o ação é sempre nossa, por isso é uma conquista e ninguém pode tirar.

Um comentário:

  1. Concordamos plenamente irmão!
    Gostaríamos tão somente de apresentar a idéia de que se nos julgamos merecedores de algum mérito, por ter aplicado nossa vontade, devemos considerar que isso é o mínimo que poderíamos fazer.
    Encontramos o terreno todo roteado e as ferramentas na mais perfeita ordem para iniciar e terminar nossa obra, embora tendo sido criado simples e ignorante.
    Referimo-nos à questão do Planeta e do Uniforme físico. Tudo pronto, devidamente calculado, atestado e incorrigivelmente apresentado no mundo das formas e da utilidade, para o desiderato de nosso dito progresso. Em outras palavras, recebemos a bola ajeitada na boca da área, a torcida inflamada, o gol escancarado e o goleiro de costas para marcar, quase não vemos luta, conquista merecida e suor pra valer.
    A natureza conspira a nosso favor, fornece tudo que de mais sagrado pudéssemos querer dentro do realmente necessário, considerando o mundo visível e invisível. Desde um guardião fixo, à assistência de espíritos dos mais diferentes graus, pois sabendo que Deus tudo faz para o nosso bem, até a torcida contrária, reveste-se em forças e ânimos para sustentar-nos.
    Realmente, para recebermos o diploma de aprovado, não se nos cobra nada de difícil. A banca examinadora não quer nos reprovar; ela tudo faz e somente existe para nos fazer felizes.
    Falando assim, não queremos trazer desânimo; queremos sim, encorajar. Não porque seria uma vergonha não marcar o gol, visto que isso já aconteceu com uma reprovação digna de todas as chances possíveis e de ajudas inimagináveis, bastando somente reconhecer o nosso mundo como de expiação e provas.
    Com certeza, ficamos envergonhados, quando a consciência acordada vê todo esse quadro. Nessa hora, perdemos o rebolado e, finalmente, começamos a trabalhar a humildade, para só então, iniciar a nossa. verdadeira carreira na conquista de alguma virtude.
    Um grande abraço amigo! Receba a minha torcida nessa busca do encontro e da vitória de nós mesmos!

    ResponderExcluir

Amigo visitante, fique a vontade para deixar seu comentário, seu retorno é muito importante para nós e também aos outros leitores, é sempre bom compartilhar conhecimentos.
A única coisa que pedimos é que seja mantido o respeito mútuo, comentários com teor ofensivo, a quem quer que seja, não serão tolerados.
Muito obrigado por sua visita.