"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


18 maio 2011

Devagar, porque temos pressa!

Essa semana vi essa frase que intitula o post na aula semanal que frequento no grupo que participo aqui na cidade.

Devagar, porque temos pressa!

De um modo geral, essa frase se encaixa perfeitamente em muitas ocasiões, mas no caso do Espiritismo é ainda mais forte, principalmente pra quem esté começando agora a trilhar os caminhos da doutrina consoladora.

Não pode haver pressa nos estudos da doutrina, pois os ensinamentos ali contidos devem ser absorvidos corretamente para o perfeito entendimento dos estudos. Com o perfeito entendimento dos estudos, sem pressa e com muita dedicação, somos beneficiados não só com a clareza das coisas que só o Espiritismo é capaz de nós explicar como também de nossa vida, de nossa existência e de nossos objetivos por aqui, pois é isso que o Espiritismo nos propõe.

Ao realizar os estudos de uma forma mais rápida, muitas vezes ansiando o aprofundamento dos mesmos e o conhecimentos de coisas novas e mais complexas, acabamos por não absorver corretamente tudo aquilo que ali é exposto e deixando uma lacuna que depois nos exigirá o retorno até aquele ponto para esclarecer o que não entendemos anteriormente. O não entendimento correto de um determinado estudo acaba por prejudicar o que vem a seguir, pois tudo é interligado e é extremamente necessário o entendimento de uma coisa para poder passar para outra.

Vale ainda lembrar que quando é dito devagar, não quer dizer que devemos ir quase parando, ou seja, ficando fixo em um ponto por muito tempo e não evoluindo com o mesmo, os estudos devem prosseguir para a frente sempre. A palavra devagar nesse caso tem o significado de cautela, de atenção e principalmente paciência nos estudos a serem realizados, mas tendo ao mesmo tempo o cuidado para nao "estacionar".

E por último, e não menos importante, o estudo da Doutrina Espirita deve ser algo prazeroso e não cansativo, pois quando fazemos algo por fazer e sem vontade, os resultados serão sempre negativos e improdutivos.

Encerro com uma frase de Geir Campos que se encaixa perfeitamente aqui:

"Não faça que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar"

08 maio 2011

Dia das mães


"Com júbilos divinos,
Mãe querida, que a Celeste Bondade te coroe!...
Por tudo que nos dá nos caminhos da vida.
Deus te exalte e abençoe!..."

Pelo Espírito Maria Dolores, psicografado por Chico Xavier, do livro "Luz no Lar"

11 abril 2011

Cirurgia Espiritual

Saiu no site da Folha de São Paulo o seguinte vídeo sobre o trabalho do médium João Berbel na cidade de Franca, SP. É interessante notar a fala do próprio médium sobre como mudou seu entendimento a respeito do trabalho mediúnico após encontro com Chico Xavier e a verdadeira necessidade de incursões no corpo físico.

19 março 2011

Uma heroína silenciosa

Alguns médiuns destacam-se por algo particular a sua produção mediúnica. No caso de Yvonne do Amaral Pereira, o tema do suicídio apresenta-se de forma avassaladora em sua vida e em "Memórias de um Suicida", obra prima de sua produção mediúnica, importante e densa. Recomendamos a leitura desse clássico espírita e convidamos aos amigos que queiram conhecer um pouco mais sobre a generosa médium de Lavras a assistirem ao pequeno vídeo que postamos abaixo.

12 março 2011

"John of God"

O interesse do público americano por temas relacionados à espiritualidade em geral e à mediunidade mais especificamente não pára de crescer. Ao longo das últimas décadas apareceram trabalhos de cientistas e artistas chamando a atenção para o assunto, como Ian Stevenson, por exemplo. O que vemos hoje em séries de TV como Médium ou Fringe faz parte do imaginário desse público que apenas conhece superficialmente essas questões e tem contato com uma prática mediúnica muito diferente da nossa.

Não existe trabalho filantrópico de médiuns por lá. Em geral, as "consultas" são todas pagas. Brasileiros que fundaram instituições espíritas nos EUA relatam o estranhamento - e a desconfiança - do público americano ao saber que os trabalhos espíritas são todos gratuitos. São pouco conhecidas as obras de Allan Kardec e o predomínio de religiões ortodoxas dificultam o debate de temas como reencarnação e intercambio espiritual.

Neste fim de ano foi veiculado no programa "Oprah", um dos campeões de audiencia da televisão americana, uma reportagem sobre o médium de cura João de Deus. Seguem os vídeos abaixo pra quem tiver interesse.