"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


25 novembro 2010

"Moscati - o doutor que virou santo"

O filme "Moscati - o doutor que virou santo" relata a vida de Giuseppe Moscati, médico italiano da região de Nápoles que viveu encarnado entre 1880 a 1927 e que dedicou sua vida ao atendimento dos humildes não obstante suas contribuições acadêmicas na área médica. O filme foi produzido pela televisão italiana RAI com relatos de contemporâneos do médico que, segundo muitos, operava curas extraordinárias em sua época e atendia diariamente a massa menos favorecida de Nápoles, geralmente provendo, junto a receita, uma ajuda em dinheiro para a compra do remédio. Poderíamos dizer que Moscati foi uma espécie de Bezerra de Menezes italiano.

Sua abdicação da vida material e carnal e seu engajamento numa medicina com a técnica voltada para o lado humano/social são emocionantes e muito bem trabalhados no filme, que enfativa, inclusive, várias reformas feitas à época por Moscati em favor de uma prática médica mais humanizada. Durante a vida extraordinária desse homem de grande elevação espiritual estão documentados vários fenômenos de natureza mediúnica/anímica. Dentre estes estão relatados no filme um chamado telepático, atendido prontamente por Moscati que chega a tempo de se despedir de um grande amigo antes da morte, e até mesmo uma aparição tangível de seu espírito a um amigo um dia após sua morte.

Além do reconhecimento e da memória até hoje tão lembrada na Itália, são atribuídos a Moscati vários "milagres" que teriam sido obtidos por sua intercessão. O mais famoso é de um jovem homem curado de leucemia após sua mãe ter sonhado com um homem vestido um jaleco branco cuidando de seu filho, que só mais tarde ela identificou por meio de fotografias tratar-se do famoso Giuseppe Moscati.

O reconhecimento a seu trabalho é tão grande que ele foi o primeiro médico moderno a ser canonizado, além de pertencer a um pequeno grupo de santos "leigos", que não trabalhavam diretamente junto a organização da Igreja.

Filme muito bonito, mostra o amor ao próximo, à arte de cuidar e de servir de forma fiel ao chamado superior.

21 novembro 2010

Mãos marcadas

Senhor!

Quando me deres
O privilégio do renascimento
No berçário do mundo,
Ante as necessidades que apresento
E aquelas que não vejo,


Eis, Senhor, o desejo
Em que dia por dia me aprofundo:


Deixa-me renascer em qualquer parte,
Entretanto, que eu possa acompanhar-te
Onde constantemente continuas
Trabalhando e servindo em todas as estradas
Para que eu também tenha as mãos mareadas
Como trazes as tuas ...


Quanta ilusão quando me debatia
Crendo que o desespero fosse prece,
A rogar-te alegria e segurança
Sem que eu nada fizesse!


Imitava na Terra o lavrador
A temer pedra e lama, vento e bruma,
Aguardando milagres de colheita
Sem plantar coisa alguma.


Entretanto, Senhor, agora sei
Que o trabalho é divino compromisso,
Estímulo do Céu guiando-nos os passos
E que, atendendo à semelhante lei
Puseste ambas as mãos em nossos braços
Por estrelas de amor e de serviço.


Assim, quando efetues
As esperanças em que me agasalho
E estiver entre os homens, meus irmãos,
Que eu me esqueça em trabalho
E me lembre das mãos ...


Não me dês tempo de lastimar-me
Que eu busque tão somente a luz que me acenas
No anseio de seguir-te
Quero o trabalho apenas.


Dá que eu seja contigo, onde estiveres,
Uma réstia de paz ... Que eu seja alguém
Sem destaque e sem nome
Que se olvide no bem.


E se um dia uma cruz de provas e de agravos
Reclamar-me a tarefa e o coração,
Não me largues ao susto aque me enleie,
Ajuda-me a entregar as próprias mãos aos cravos
Da incompreensão que me rodeie,
Entre bênçãos de fé e preces de perdão!


Não consintas que eu volte ao tempo morto
Da ilusão convertida em desconforto,
Dá-me os calos da paz nas tarefas do bem,
A sorrir e servir sem perguntar a quem ...


Ouve, Celeste Amigo,
Aspiro a estar contigo,
Longe de minhas horas desregradas,
Onde sempre estiveste e sempre continuas
Plantando o amor em todas as estradas,
Para que eu também tenha as mãos marcadas
Como trazes as tuas ...

Pelo Espírito Maria Dolores, psicografado por Chico Xavier, in "Mãos Marcadas"

20 novembro 2010

A Face Oculta do Mal

"Uma parte pouco conhecida do Mundo Espiritual"

Muitas pessoas perguntam a respeito da influência do Mal nos destinos do planeta, à margem da timidez dos bons e numa verdadeira luta entricheirada contra os que pretendem, de sua posição mais esclarecida, libertar os demais da ignorância espiritual. A frase repetida com alguma frequencia de que tudo que ocorre é permitido por Deus e planejado pelos Mentores necessita ser vista com cautela.

É obvio para nós que nada aconteça sem a consciência de Deus, uma vez que ele é a Suprema Consciência do Universo, cujo hausto sustenta toda a harmonia das coisas e seres, como indica André Luiz em "Evolução em Dois Mundos". No entanto afirmar que tudo acontece por sua deferencia direta é no mínimo ingenuidade de nossa parte, além de ser contrário ao princípio do livre-arbítrio e das próprias leis constituintes do Cosmos - lembremos que Deus prova sua grandeza pela imutabilidade de suas leis e não pela ab-rogação delas, nos dizeres de Kardec. Um criador realmente inteligente daria o ponto de partida da criação, designando leis e comportamentos que criariam por si sós, toda a variedade maravilhosa que temos ao nosso redor, arquitetados na Mente Suprema a que chamamos Deus.

Quanto ao planejamento reencarnatório em si, ele depende do conhecimento "técnico" de como se dá o processo, e conhecimento não anda necessariamente de mão unida com a moral. Àqueles que questionam o fato de o Plano Espiritual Inferior poder interferir diretamente no planejamento e execução de reencarnações arranjadas para o trabalho no Mal e dizem não encontrar suporte nas obras espíritas mais conceituadas, citaremos André Luiz, sobretudo em "Libertação" e "Ação e Reação". Desta última, tomamos textualmente um trecho do capítulo 3, em que André Luiz, reproduzindo uma fala de Druso, nos conta que "se existem reencarnações ligadas aos planos superiores, temos aquelas que se enraizam diretamente nos planos infernais" e "... (que) há reencarnaçãoes em perfeita conexão com os planos infernais...". Portanto, fica testificado para nós a organização de setores recrudescidos no mal que tentam com astúcia manter o planeta em sua marcha lenta e atrasada, unicamente para fazer prevalecer sua ambição ilusória de poder e dominação. 


Hèlene Blavatski
 Não é por acaso, portanto, como espíritos afins retornam a crosta de nosso planeta em nova veste carnal. Ora vemos formarem-se escolas prodigiosas nas artes, nas ciências e que produzem verdadeiras revoluções na cultura e no comportamento que serão sentidas por muito séculos, resultado de operações muito bem planejadas pelo Plano Espiritual Superior. Ora notamos como verdadeiras legiões aparentemente desordeiras se reunirem para cumprir desígnios dos mais malévolos, sob jurisdição de tiranos poderosos e cruéis das esferas inferiores.


O Nazismo, por exemplo, além do fenômeno social e antropológico, deve ser estudado à luz dos processos espirituais. Qualquer um que tenha se deparado com estudos, ainda que superficiais, sobre a relação do alto escalão nazista com o ocultismo percebeu a diversidade de crenças e rituais mágicos que eles adoravam e produziam, mas unicamente orientados para o aumento do poder pessoal e da dominação do semelhante. A Sociedade Vril, a influencia de astrólogos, inúmeras superstições germânicas e até sessões de materialização compuseram o caldo místico da elite nazista, balizados em grande parte pelos trabalhos ocultistas de Hèlene Blavatski. Ninguém pode simplesmente ignorar tais fatos ou classificar simplesmente como mais uma das excentricidades daqueles senhores do crime. Eles tinham a exata medida do que faziam, e o faziam amparados pelas mais terríveis forças do Invisível.

A luta do bem contra o mal é incessante. E no processo de transição planetária que se iniciou há algumas décadas e amplamente relembrado por diversos espíritos e médiuns, não podemos esperar outra coisa senão o acirramento dessa batalha, do choque com nossos próprios valores e da convulsão social que deverá fazer surgir uma nova ordem de convivência na Humanidade.

O mal nos espreita a todo momento. Sejamos portadores da luz.

19 novembro 2010

Trilha Sonora de "Nosso Lar - o filme"


Já está disponivel para venda no site da Biscoito Fino o CD com a trilha sonora original do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass especialmente para ele e executada pela Orquestra Sinfonica Brasileira. Infelizmente não existe a opção de compra por download das músicas, apenas da mídia física (CD). No começo do próximo ano teremos ainda o lançamento em DVD e Blu-Ray do filme. 

17 novembro 2010

Há 2000 anos

"Até onde pode ir a resignação pelo amor?"

Neste excepcional romance do Espírito Emmanuel, por intermédio de seu caro instrumento, Chico Xavier, o amor e a resignação diante dos problemas da dor fulgem nos caminhos de redenção de seus personagens.

O orgulhoso senador romano Públio Lentulus Cornelius - antiga reencarnação de Emmanuel - passa a rever suas posições diante de suas crenças e no seu trato com outros homens, na medida em que a dor visita sua própria casa. Sua filha, acometida de grave doença, recebe orientação para tratamento na região da Galiléia, onde espera-se alguma melhora com seu clima seco. Passados os contratempos iniciais, toda a família começa a se envolver numa imbricada trama envolvendo toda a ocupação romana, os judeus e até mesmo um homem simples que parecia curar pessoas e que terá importancia fundamental na vida do senador.

Os problemas domesticos também não são menores. Afastando-se da esposa, Lívia, que começa a se envolver com as "feitiçarias" dos primeiros cristãos, vê ainda seu varão ser raptado, para aparecer mais tarde em doloroso resgate pelos desmandos na vida.

Vários aspectos chamam a atenção nessa obra - que também não deixa de ser polêmica. O estilo clássico e forte de Emmanuel pintam cenas vivas em nossas mentes. Todas as cenas, inclusive das festividades romanas, são ricamente descritas. Sabemos ainda que Chico Xavier estaria ali reencarnado como a própria filhinha de Públio.

Quanto às polêmicas, pra suscitar um estudo em conjunto, temos a famosa carta de Públio endereçada a Tibério, então imperador romano, com a descrição física de Jesus. Esta carta é tida por muitos como apócrifa, e o livro confirma o encontro de Públio com Jesus. Muito se contesta também acerca das personagens romanas, embora prove-se apenas que Chico fez um trabalho esplendido, nunca tendo consultado obra alguma de referencia, embora muitos se esforcem, sem muito sucesso, em tentar desqualificar a obra nesse aspecto. Contém ainda o famoso poema/música "Alma Gêmea", composto por Públio em sua juventude para Lívia

Fica, portanto, a recomendação desse livro que certamente emocionar o leitor.

15 novembro 2010

Na Vida

Não te queixes de ninguém.
Todos estamos lutando.
Esse enfrenta problemas afetivos.
Aquele sofre limitações.
Outro caminha vacilante.
Na vida, quem compreende sabe mais.
Faze o melhor que possas,
esquecendo ingratidões.
Serve, perdoa e avança,
olvidando injúrias.
Elege o bem por teu escudo
e deixa que as pedras da maledicência
caiam à tua volta.
Se procuras Jesus,
não tens tempo a perder
com os acontecimentos marginais da estrada.

Pelo Espírito Irmão José, in "Brilhe vossa luz", de Francisco Cândido Xavier e Carlos Baccelli, IDE Editora

As Cartas psicografadas por Chico Xavier

"Porque uma mãe sempre quer saber onde seu filho está"



Estréia em novembro

13 novembro 2010

The long and winding road





















Não pude me furtar à oportunidade de comentar uma das mais belas letras da música popular, escrita por Paul McCartney, que agora visita o Brasil. A música que fala de arrependimento, dos caminhos e descaminhos que tomamos, em volta aos sofrimentos, tem muito a nos ensinar com os paralelismos com o conceito de evolução.

A evolução espiritual também passa por um longo e sinuoso caminho. Ao longo de sucessivas oportunidades reencarnatórias, o espírito vai se educando, aprendendo a viver na plenitude de sua potencialidade de sua consciência liberta e feliz. Mas diante de tantas reencarnações, esse caminho não é feito em linha reta, ora o indivíduo progride, ora estaciona, mas sempre aprende, senão numa oportunidade, na próxima, às vezes à custa de muito sofrimento.

Nesse sentido, entendemos a evolução como o processo de auto-educação do espírito para uma vida plena. Não basta viver e morrer. É preciso aprender a viver, sem apego a ilusões. Para citar Paulo, "da mesma forma que não trazemos nada a esse mundo, manifesto é que nada levaremos dele". Apenas nossas experiências, nosso aprendizado e nossos sentimentos vão conosco para um novo plano de vida. Tudo quanto é material fica - e quantas vezes, por tão apegados e egoístas que somos, ficamos com ele...

A canção fala de "uma longa e sinuosa estrada" que leva sempre a uma mesma porta. Passa por um lago de lágrimas choradas durante o dia, lavadas de pela noite selvagem e tempestuosa. "Já vi esse estrada antes", afirma. Mas ela sempre torna a um grande e sinuoso caminho que leva à porta. "Muitas vezes estive sozinho/ e muitas vezes chorei/ Mesmo assim você nunca saberá o quanto eu tentei".

Como nós, querendo atravessar um caminho difícil, que nos levará a passar sozinhos o pórtico da morte, após suor e lágrimas, sempre volveremos novamente a esse longo caminho. É como está inscrito no túmulo de Kardec: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei". É a oportunidade abençoada de renovação que urge ser feita em todos nós, dia após dia.

E como na música, essa estrada nunca desaparecerá...

O Ateu


























"Sujeito que clama e berra
Contra a vida a que se agarra,
Vive em perene algazarra
Colado aos brejais da terra.

Do raciocínio faz garra
Com que à verdade faz guerra,
Na desdita em que se aferra,
À ilusão em que se amarra.
De mente sempre na birra
Ouve a ambição que lhe acirra
A paixão que o liga à burra.
Mas a luz divina jorra
E a vida ganha a desforra
Na morte que o pega e surra."

Pelo Espírito Alfredo Nora, in "Brilhe vossa luz", de Francisco Candido Xavier e Carlos Baccelli

08 novembro 2010

Feira do livro espírita - Araras/SP

Para todos que moramos no interior, dias 20 e 21 de novembro terá em Araras a 2 Feira do Livro Espírita, com oportunidades de desconto de até 70%. Prestigiem!