"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


31 março 2010

Chico Xavier - papel de parede

Como a semana é do Chico, segue um papel de parede que montei para você por ai na sua área de trabalho. Espero que curtam.
Fiz em duas versões, uma pra monitor convencional e outra pra monitor wide.
É só clicar no link, aguardar a imagem carregar e depois clicar com o botão direito do mouse e ir na opção "Salvar Imagem Como..." e salvar.

Clique aqui para a versão pra monitores convencionais.
Clique aqui para a versão pra monitores wide.

É sempre bom deixar registrado que usei uma imagem que tem lá no site http://www.centenariochicoxavier.com/ pra fazer as montagens, como não tem indicação sobre os direitos de imagem lá, tomei a liberdade de usar a mesma e caso alguém se sinta prejudicado, por favor, entre em contato para que possamos citar o devido crédito.

O amor de Chico

Quando Jesus nos disse para amar ao próximo como nos amamos, sabia que a tarefa não nos é nada fácil, não no grau de evolução que nos encontramos e ainda por cima envoltos na carne em um planeta de expiações. Por sorte nossa, Ele nos envia, de vez enquando, pesssoas que servem de exemplo de como colocar isso totalmente em prática, espiritos encarnados com um grau de elevação acima do nosso e com uma capacidade muito acima da nossa de compreender o amor em sua plenitude e capazes de nos mostrar que o amor é realmente a essência de tudo. Hoje posso dizer tranquilamente que sou feliz de ter presenciado em minha vida a passagem de um desses exemplos por aqui, pois nos foi enviado Chico Xavier.

Chico deu uma verdadeira amostra de amor ao próximo, de como podemos amar qualquer um em nossa volta, se preocupava verdadeiramente com as pessoas, se doava de uma forma incondicional para fazer o bem e acima de tudo não esperava absolutamente nada em troca, mas acabava recebendo o mais precioso bem que que um ser pode ter, Chico era amado.

A missão dele aqui foi grande, o trabalho a ser realizado era de enorme dimensão, e ele compriu com louvor sua tarefa. Com sua psicografia e mediunidade impar Chico fez a ponte entre o mundo espiritual e o mundo material, confortou milhares de corações saudosos de entes queridos que voltaram para a patria espiritual e, de lá, mandaram recados dizendo que a vida continua e que estamos aqui de passagem. Com seus livros Chico abriu de vez a era do conhecimento espiritual e nos permitiu ir muito mais além do que imaginariamos a respeito do conhecimento espiritual e do amor verdadeiro.

Se não bastasse tudo isso, Chico ganhou o respeito entre as pessoas, independente do credo ou religião, mostrou de forma categorica que respeito se ganha respeitando, e Chico respeitava muito as pessoas e os diferentes credos, seus exemplo é universal, e não a toa, universal é o ensinamento do Mestre Jesus.

Não há necessidade de falar muito sobre Chico, apesar de sua magnitude, ele era uma pessoa extremamente simples e fácil de se fazer entender, mas era enormemente grande em seu coração. Eu digo com segurança que essa semana não estamos somente comemorando o centenário de nascimento de Chico Xavier, mas simplesmente comemorando o centenário de um marco para o mundo, pois fazem cem anos que o mundo recebia mais um exemplo a ser seguido, exemplo esse enviado pelo Mestre para que possamos continuar compreendendo e caminhando no rumo correto, no rumo do amor.

Como todos já sabem, essa semana estréia o filme que conta a vida de Chico, baseado na obra de seu biógrafo autorizado, Marcel Souto Maior. Não deixe de assistir, pois ali se tem uma dimensão de como foi a vida de Chico, pois, ao contrário do que muitos pensam, a vida dele não foi nenhum mar de rosas. Vai ver que Chico sofreu muito para nos mostrar o que mostrou durante toda sua vida, mas acima de tudo verá que tudo valeu a pena.

André Luiz

O médico André Luiz (que segundo alguns, teria sido Carlos Chagas quando encarnado) foi o mentor responsável por uma série de 13 livros, além de outros livros de mensagens, que descrevem a vida no plano espiritual, todos editados pela Federação Espírita Brasileira. O primeiro livro escrito por esse autor espiritual foi "Nosso Lar", que descreve sua desencarnação e seu processo de recuperação no plano espiritual. Já foram vendidas mais de 1,5 milhões de cópias apenas do "Nosso Lar", que tem inclusive data de lançamento nos cinemas de todo Brasil numa bela adaptação.

André Luiz foi o grande responsável pelo desdobramento mais técnico da doutrina dentro da obra de Chico. Entre suas obras figuram alguns dos livros mais complexos já psicografados, como "Evolução em dois mundos" e "Mecanismos da mediunidade". Um detalhe curioso sobre a forma de recebimento desses livros é que os capítulos foram recebidos alternadamente pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, sem que nenhum deles conhecesse a parte que o outro recebia, e, para o espanto de todos, as partes e os temas se encaixavam perfeitamente. Os livros de André Luiz talvez sejam os mais técnicos da lavra mediúnica brasileira: todos se caracterizam pela descrição detalhada de fenômenos, termos médicos e explicações surpreendentes, mesmo para os familiarizados aos assuntos.

André Luiz é um autor absolutamente indispensável a qualquer estudioso do Espiritismo, e a qualquer alma sedenta por explicações e paz.

Livros em áudio

No site http://www.centenariochicoxavier.com/ estão disponíveis para download em formato audiolivro as obras "O que é Espiritismo?" e "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, e o livro "O Consolador", psicografado por Chico Xavier, do espírito Emmanuel - também em formato de perguntas e respostas, ampliando a substância d"O Livro dos Espíritos".

Chico Xavier, entre o enigma e a fé

Programa veiculado no canal Globo News sobre as dificuldades jornalísticas ao se retratar Chico Xavier. Resgata documentários históricos e personagens importantes na cobertura dos fatos importantes da carreira público do médium mineiro.





30 março 2010

A importância de Chico Xavier para a Doutrina Espírita

Nessa semana de homenagens fica clara a importância de Chico Xavier para o povo brasileiro, muito além dos limites do Espiritismo, como sugere o título desse post. E devemos relembrar que o candidato ao prêmio Nobel da Paz, teve toda sua vida pautada pelos princípios evangélicos mais elevados, preocupado sempre em consolar e vivenciar os princípios que pregava, e de educar para o infinito um povo tão carente de verdades .

Mais restritamente na Doutrina Espírita, Chico tem lugar de excepcional destaque, aqui e no exterior. Nem mesmo Kardec tem tanto alcance quanto Chico: aquele tem uma linguagem filosofica, mais pesada; este uma variedade literária rara, de poemas e contos a romances e mensagens de consolo, que embora densa, conquista o leitor na apresentação mais ou menos formal de seu conteúdo de acordo com a especificidade do público.

Nessa imensa obra, de cerca de 420 livros, e, segundo especulações mais recentes, que teria vendido mais de 50 milhões de exemplares, está toda a Codificação e todo o Evangelho comentados e acrescidos de importantes dados trazidos pelos benfeitores espirituais. É uma obra de caráter revelador, como médium algum produziu no século XX. Obra que se tornou altamente respeitada, dentro e fora do Espiritismo, e que é tomada com praticamente igual importância que a de Kardec. A fidedignidade com a tarefa espiritual, apesar de todos os contratempos que teve que enfrentar em sua vida, foi um fator que aumentou ainda mais a respeitabilidade pela obra de Chico.

Emmanuel, seu mentor espiritual, foi o grande respo nsável pelo caráter da obra de Xavier. Ele recomendou ao próprio médium que se ele, Emmanuel, alguma vez recomendasse ao médium algo que contrariasse o pensamento de Jesus ou Kardec, que Chico continuasse com Jesus e Kardec e procurasse esquecê-lo. Essa foi a tónica ao longo de mais de 70 anos de mediunidade: trabalho sério e disciplinado com Jesus e Kardec.

Chico foi um grande médium, mas sobretudo, um grande homem, que soube doar sua vida em favor do próximo, num exercício constante de amor e humildade. A veneração com que o tratamos aqui não visa colocá-lo em um altar reservados aos santos, mas à memória e a inspiração ao trabalho daqueles que acreditam ser possível transformar o mundo com base no amor.

Globo Repórter especial

Para quem não pode conferir, o programa na íntegra, exibido na última sexta-feira, dia 26 de março.







29 março 2010

Semana Chico Xavier

Durante toda essa semana o blog trará vários posts especiais em homenagem ao Centenário de Chico Xavier. Trata-se de uma lembrança merecida e necessária em dias tão turbulentos como os que vivemos atualmente. Além das matérias veiculadas na grande mídia, também postaremos durante a semana:

A importancia de Chico Xavier para a Doutrina Espírita: terça-feira (30/03)

Os Mentores

André Luiz: Quarta-feira(31/03)
Humberto de Campos: Quinta-feira(01/04)
Emmanuel: Sexta-feira(02/04)

O companheiro Alex também está preparando grandes supresas para nós essa semana!
Fiquemos com Jesus!

100 anos Chico Xavier

Nessa semana em que comemoraremos 100 anos do nascimento de Chico Xavier, nós do blog estaremos divulgando programas e notícias sobre o querido médium de Pedro Leopoldo. Em virtude do lançamento da cinebiografia do médium na próxima sexta, a Rede Globo, parceira na produção do longa, deu início a uma série de programas especiais, tanto em tv aberta quanto a cabo, sobre Chico. Estão os links dos programas abaixo, com entrevistas e histórias especiais, que vale a pena conferir. Muita paz a todos!








22 março 2010

Trailer - Nosso Lar

Esse é mesmo um ano especial para a Doutrina Espírita nos cinemas. Agora em abril seremos agraciados com o filme sobre o saudoso Chico Xavier, cujo trailer você também pode conferir aqui no blog. Hoje tive a agradável surpresa de ver o trailer do filme Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier e produzido pela Fox. Sabia que estavam fazendo um trabalho diferenciado nesse filme, mas confesso que não achava que veria algo tão bem produzido, o que você pode conferir no trailer abaixo.

11 março 2010

Evangelho no lar


Nas andanças pela internet acabei encontrando, lá no site Terra Espiritual, um texto bem completo sobre o evangelho no lar, com roteiro e tudo. Achei bastante completo e explicado, por isso, tomo a liberdade de transcreve-lo aqui nesse post. O texto é de Edilson Botto.


“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo.”

Apoc. 3:20

A palavra Evangelho é originada do grego e deriva da união de duas outras palavras, EU, que quer dizer: Bom, bem, boa e ENGALIÔ, que significa: Boa Nova, Boa Notícia, portanto quando falamos em Evangelho no lar estamos nos referindo a trazer uma Boa Nova para nosso lar e para nossa família, propiciando harmonia e paz a nossa vida. Segundo Richard Simonetti, em seu livro Temas de Hoje, Problemas de Sempre, no capítulo reservado ao Lar: "O culto do Evangelho é uma forma de reunir a família em torno de um objetivo comum. A comunhão familiar onde todos conversam, trocam idéias, falam de seus problemas, comentas suas atividades à luz dos ensinamentos de Jesus, representa o mais eficiente estímulo para o estreitamento das ligações afetivas, transformando o lar em porto de segurança e paz, com garantia de equilíbrio e alegria para todos".

O primeiro culto do Evangelho no lar foi realizado pelo próprio Jesus, na casa de Simão Pedro, conforme nos relata o espírito Neio Lúcio no livro Jesus no Lar. Naquela ocasião o mestre levou todos os presentes a refletirem que, se não conseguissem viver em harmonia no próprio lar, com seus entes mais próximos, como podemos intentar viver em paz fora do lar? Jesus deixava assim um roteiro seguro para nossas vidas e para o fortalecimento dos laços familiares.

Independente do credo que se professe esta reunião semanal da família para o estudo do Evangelho é imprescindível, além dos benefícios já citados esta prática torna Jesus presença constante em nossos lares, assim como afasta toda influência negativa. André Luiz no Livro Os mensageiros nos diz que: “Quando no lar são levantadas paredes espirituais com substâncias sublimes do amor, dedicação e ligação com Jesus, isolando o lar da atmosfera miasmática da crosta, somente entram, nesse ambiente, Espíritos autorizados, mesmo assim, aqueles que o guardam, terão que abrir a porta.” Por isto quando abrimos nossa casa e nosso coração para o Evangelho estamos acendendo a luz no lar e fazendo com que as trevas batam em retirada.

Mas como fazer o Evangelho no Lar?

Primeiramente devemos procura escolher um dia e hora da semana onde todos ou a maioria possa participar e a partir daí todos devem ter o compromisso de estarem presentes no momento acordado. O tempo para realização pode variar, mas 20 a 30 minutos são suficientes para a boa realização do mesmo. No caso do telefone tocar devemos atender e dizer que após o Evangelho tornamos a ligar, caso chegue uma visita, diremos a mesma coisa e convidaremos o visitante a participar. O importante e manter a disciplina, salvo alguma emergência.

Maria T. Compri no livro Evangelho no Lar à luz do espiritismo sugere o seguinte roteiro:

1. Prece Inicial – simples e espontânea, buscando contato com os planos superiores;

2. Leitura de uma mensagem(1) – com conteúdo edificante;

3. Leitura do Evangelho segundo o Espiritismo – pode ser lido aleatoriamente ou em seqüência;

4. Comentários sobre o texto lido – comentários breves, evitando-se polêmicas e críticas;

5. Vibrações – pensar em Jesus e emitir pensamentos positivos de harmonia, paz, amor e esperança;

6. Prece de encerramento – agradecer a Deus, pedir proteção para todos e para estarem juntos na próxima semana.

Obs: Pode-se utilizar também água fluidificada, ficando a critério dos participantes.

Se ninguém na sua família deseja participar do Evangelho, ou você mora sozinho, não há problema, faça o Evangelho “só” respeitando também a disciplina do dia e do horário, pois na verdade você estará acompanhado de diversos amigos espirituais e de companheiros que desejam aprender e reconforta-se com as palavras balsamizantes do Evangelho. Por isto é importante ler o Evangelho em voz alta (tom normal), pois nem todos os companheiros do plano espiritual podem captar seus pensamentos, e estes ficariam prejudicados com a leitura mental.

Caso você tenha crianças e elas já tenham idade que as permita compreender este momento, elas não só podem, como devem participar, pois temos a responsabilidade de evangelizar os pequenos, traçando assim roteiros seguros para o crescimento deles, sob a luz dos ensinamentos de Jesus. Entretanto deve-se adaptar a reunião ao grau de compreensão das mesmas, para que eles possam participar, compreender e se interessar por este momento. Além disso, deve-se estimulá-las a comentar o texto lido. Pode-se, por exemplo, substituir o Evangelho segundo o Espiritismo por um destes livros: Jesus no Lar, Alvorada Cristã, O Evangelho da Meninada, isto tornará a reunião mais atrativa as crianças.

Não há formula ideal para o culto do Evangelho no Lar, você pode fazer suas adaptações no roteiro que apresentamos, o mais importante é não deixar de fazê-lo e envolver o maior número de familiares possível, evitando-se qualquer comportamento que leve a desarmonia.

Temos certeza que com adoção desta prática salutar, seu lar se transformará numa fonte de luz para você e sua família, sendo seu manancial de segurança em todos os momentos. E Lembre sempre da promessa de Jesus que disse: "onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas", portanto não duvide. No momento do Evangelho do Lar Jesus estará sempre presente.

Muita paz!
(1) Sugerimos alguns livros de mensagens: Fonte Viva, de Emmanuel; Palavras de Vida Eterna, de Emmanuel; Estude e Viva, de Emmanuel e André Luiz; Respostas da Vida, de André Luiz; Encontro Marcado, de Emmanuel; Luz no Lar, de diversos autores; Sinal Verde, de André Luiz; Calma, de Emmanuel; Roteiro, de Emmanuel; Mais Luz, de Batuíra; Coragem, de diversos autores; Minutos de Sabedoria, de C. Torres Pastorino; Minutos de Luz, de C. Torres Pastorino;