"O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração"
Emmanuel


17 setembro 2009

Anjos Desconhecidos

"Há guardiões espirituais que te apoiam a existência no plano físico e há tutores da alma que te protegem a vida na Terra mesmo.

Freqüentemente, centralizas a atenção nos poderosos do dia, sem ver os companheiros anônimos que te ajudam na garantia do pó. Admiras os artistas renomados que dominam nos cartazes da imprensa e esqueces facilmente os braços humildes que te auxiliam a plasmar, no santuário da própria alma, as obras primas da esperança e da paciência. Aplaudes os heróis e tribunos que se agigantam nas praças, todavia, não te recordas daqueles que te sustentaram a infância, de modo a desfrutares as oportunidades que hoje te facilitam. Ouves, em êxtase, a biografia de vultos famosos e quase nunca te dispões a conhecer a grandeza silenciosa de muitos daqueles que te rodeiam, na intimidade doméstica, invariavelmente dispostos a te estenderem generosidade e carinho.

Homenageia, sim, os que te acenam dos pedestais que conquistaram, merecidamente, à custa de inteligência e trabalho; contudo, reverencie também aqueles que talvez nada te falem e que muito fizeram e ainda fazem por ti, muitas vezes ao preço de sacrifícios pungentes.

São eles pais e mães que te guardaram o berço, professores que te clarearam o entendimento, amigos que te guiaram a fé e irmãos que te ensinaram a confiar e servir... Vários deles fazem agora, na retaguarda, acabrunhados e encanecidos, experimentando agoniada carência de afeto ou sentindo o frio entardecer; alguns prosseguem obscuros e devotados, no amparo às gerações que retomam a lide terrestre, enquanto outros muitos, embora enrugados e padecentes, quais cireneus do caminho, carregam as cruzes dos semelhantes.

Pense nesses anjos desconhecidos que se ocultam na armadura da carne, e, de quando em quando, unge-lhes o coração de reconhecimento e alegria. Para isso, não desejam transfigurar-se em fardos nos teus ombros. Quase sempre, esperam de ti, simplesmente, leve migalha das sobras que atiras pela janela ou uma frase de estímulo, um aprece ou uma flor."

Emmanuel

Psicografia de Francisco Candido Xavier, contida no livro "Caminho Espírita"

08 setembro 2009

Autoridade do Além

Um livro que tive contato recentemente, e muito me surpreendeu pelas descrições de inúmeras sessões de materializações nos anos 50 e 60, com documentação fotográfica inclusive assinada pelo próprio Chico Xavier nas sessões em que ele participou, foi o "Materializações Luminosas", de Rafael Ranieri. Confesso que algumas fotos (não as de Chico ou Peixotinho) pareceram-me ruins demais para serem anexadas como material comprobatório. Mas no que tange àquelas sessões em que Chico participou, realmente nenhuma dúvida resta acerca da fenomenologia. Curiosa é uma descrição feita pelo autor do respeito das entidades espirituais ao nosso querido médium, que transcrevo abaixo. Fica a dica do livro, de interesse de todos que estudam a parte científica, e mais um testemunho da grande envergadura espiritual de Chico Xavier.

"Coisa maravilhosa era ver como os espíritos se dirigiam com imenso carinho ao Chico Xavier, dando-lhe a importância que deve ter perante o mundo invisível e esqueciam-se de outras personalidades que estavam no recinto, portadoras dos títulos universitários concedidos pelos homens. Prova belíssima de que o homem vale realmente como figura moral e espiritual acima de todas as vaidades humanas."

(Trecho extraído do livro "Materializações Luminosas", de Rafael Ranieri)

06 setembro 2009

Link Biblioteca Virtual Espírita

Deixamos aos amigos visitantes do nosso modesto blog uma sugestão na internet. O site da Biblioteca Virtual Espírita conta com grande acervo de vídeos, palestras, apostilas, livros dentre outros. Este link constará também na barra "Links Interessantes" ao lado.
Bons estudos a todos.